Resenhando: Água para Elefantes

Livro: Água para Elefantes
Autora: Sara Gruen
Editora: Sextante
Páginas: 272
Classificação: 4 estrelas


Suave e fascinante, Água para Elefantes nos proporciona um leitura calma ( o que confesso ter me desestimulado no começo do livro) e despretensiosa, mas não me arrependo momento algum de não ter desistido da obra.
No início, Sara Gruen nos apresenta o protagonista Jacob em um casa de repouso já com 93 anos e a partir daí somos inundados com suas vastas lembranças dos tempos de circo, interrompidas vez por outra por acontecimentos atuais.
Toda a história é emocionante, a narrativa em primeira pessoa nos proporciona acompanhar os sentimentos de Jacob ao longo dos acontecimentos e é realmente tocante vê-lo idoso (muito ranzinza por sinal) capaz de ter tantas lembranças de sua juventude e tão apaixonadamente sempre recordar de sua amada, à qual foi fiel em todos os mais de 60 anos de relacionamento.


'' É impossível descrever a ternura que de repente sinto por eles - hienas, camelos e todos os outros. Até pelo urso polar, que está sentado no traseiro, mordendo suas unhas enormes com os dentes de 10 centímetros. O amor por eles me toma de súbito, uma inundação repentina, e aí está ele, sólido como uma rocha, e fluido como a água''


É incrível acompanhar a chegada e a estadia dele no circo dos Irmãos Benzini - o Maior Espetáculo da Terra, que começa por acaso, como rota de fuga em razão da morte dos pais, mas que depois se dá por seu amor incondicional pelos animais (especialmente a elefanta Rosie) e por Marlena e sua fidelidade e proteção aos seus companheiros-amigos de circo.
Um fato interessante foi o ótimo trabalho de pesquisa realizado pela autora a respeito dos circos existentes nas décadas de 1920 e 30 (que realmente não são como os dos dias atuais). Maravilhoso!
O final do livro é fascinante e merece ser relido. É lindo ver um Jacob forte, mesmo ''esquecido'' por seus filhos e parentes, voltando a sentir a alegria e vivacidade que o preenchiam em seus dias de ouro.
Com certeza, é um livro fascinante, que me fez apaixonar por cada um dos personagens: Jacob, Marlena, Walter, Camel, Rosie, Bobo e Queenie e mesmo os de pequena aparição, mas fundamental importância como Grady, Earl e Joe, além de nos deixar lições de amor, fidelidade e amizade verdadeira, sentimentos capazes de ultrapassar toda e qualquer bareira.

12 comentários:

  1. esse livro é tudo de bom,eu ri,tive raiva,chorei e vibrei com essa leitura!!
    sua resenha está perfeita!!
    beijos!!!!
    te linkei no meu blog!!
    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza Dayse! muito obrigada pelo elogio e por linkar! beeeeijo!

      Excluir
  2. Estou com muita curiosidade para ler esse livro. Estou resistindo para ler antes de ver o filme. :) Mas acho que em breve vou lê-lo. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia logo Luara, garanto que não vai se arrepender :) Também quero muito assistir ao filme *-*

      beijos!

      Excluir
  3. Olá!!!
    É um livro fascinante mesmo, eu adorei desde a primeira página e me encantei com todos os personagens!!!
    Parabéns pela resenha!
    beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  4. Hey, estava meio sem ânimo pra ler esse livro por que já vi o filme, mas com certeza deve ser diferente e ter mais estória pra contar, quero ler ainda esse ano *O*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi o filme, porém o livro sempre tem um quê a mais, não é?
      Beijos!

      Excluir
  5. oie já estou seguindo aqui
    eu adorei o livro e depois assisti ao filme e achei bem fiel.
    Claro que no livro eu chorei muito mais.
    ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jacqueline, livros têm uma carga emocional mais profunda :)
      Beijos!

      Excluir
    2. Obrigada pelo elogio Jacqueline :) pretendo assistir o filme logo :) beeijo!

      Excluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)