Resenhando: Amigos Inimigos

        Livro: Amigos Inimigos
        Autora: Vanessa Martinelli
        Editora: Novo Século, Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira
        Avaliação: 4 estrelas
            Que lindo! Gente, o livro é muito gostoso e rápido de se ler, em menos de uma hora você consegue terminar. Adorei toda a história de implicâncias sem sentido entre a Maria e o Jack, até pensei em quantas vezes isso acontece na adolescência, né? Mas o ponto alto do livro são os nomes que a Vanessa escolheu para os personagens: como assim o irmão da Maria se chama Américo do Sul? Eu ri demais! E o nome dos animais de estimação, nem se fala, muito engraçado. 
          Amigos Inimigos é uma narrativa leve e divertida que traz a história de Maria e Jack, amigos de infância que estudam na mesma escola, mas que, sem perceber, perderam completamente o contato. Entre os amigos dos dois se encontram Morgana, Camila, Pedro, Patrícia (que é um arraso, muito engraçada!), Maurício (até pelo nome você conclui o que ele é) e Gertrudes (personagem secundária, mencionei porque ela é muito louca). Todos os personagens têm cerca de 14 anos e o enredo se passa principalmente em 5 ambientes, sendo a casa da Maria e a escola os principais. 
           Bom, o que eu tenho a dizer é que o livro até surpreendeu minhas expectativas, mesmo sendo pequeno e feito para o público infanto-juvenil, me proporcionou momentos de muita descontração, lembranças da minha adolescência e muita saudade. Não percebi nenhum erro relevante na escrita ou no enredo. É um livro que recomendo tanto para relaxar, como para acabar com o preconceito com livros mais teens, já que essa é uma época sem igual na nossa vida e todos já fomos jovens (e ainda somos, HAHA). 
           Vanessa é psicológa e soube muito bem como colocar o comportamento tão característico dessa fase da vida, sem aquela carga de excesso de revolução forçada, mas sim como pessoas com diferentes personalidades procurando se entender. Todos sabem como o livro vai acabar logo no começo, mas é bem interessante ver o desenrolar da história. Talvez se outros detalhes fossem explorados o livro poderia ter ficado mais longo, porém perderia o foco principal e a leveza da escrita, que flui muito gostosa e rapidamente, sendo que você se envolve e até torce pela felicidade dos personagens. 
PS: Amei o recadinho da Vanessa e a cartinha do Saulo e do Saul do Leitura Virtual, fofos demais!



7 comentários:

  1. Já li o livro e posso dizer que ADOREI. A escrita da Vanessa é tão deliciosa de ser devorada nhac :3
    Somente um ponto negativo, o tamanho do livro, creio que poderia ter sido maior.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente tenho vontade de ler esse livro *-*
    Ja vi muitas criicas boas mesmo rsrs fofinhos*-*

    Obrigada, viu ? *-*
    uM BEEEEIJO!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hey, já li várias resenhas desse livro dizendo quase a mesma coisa, que ele é divertido, leve e super rápido de ler, deve ser bom mesmo ;}

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  4. já li esse livro.. achei muito fofinho *.* lembra muito a época de pré-adolescência/adolescência.. :))) um livro rápido e bem espontâneo :D
    http://www.livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já li o livro em parceria com a autora, aliás foi a primeira parceria do meu blog ^^
    Lembro que li em 2 horas, e gostei muito. O livro é super leve e é mais um passatempo mesmo, mas nem por isso deixa de ser bom.
    Amei a resenha!
    Beijos!
    http://www.expressodenarnia.com/2012/09/o-jardim-das-rosas-negras-selene.html

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)