Livro: Amigos Inimigos
Autora: Vanessa Martinelli
Editora: Novo Século, Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira
Avaliação: 4 estrelas
Que lindo! Gente, o livro é muito gostoso e rápido de se ler, em menos de uma hora você consegue terminar. Adorei toda a história de implicâncias sem sentido entre a Maria e o Jack, até pensei em quantas vezes isso acontece na adolescência, né? Mas o ponto alto do livro são os nomes que a Vanessa escolheu para os personagens: como assim o irmão da Maria se chama Américo do Sul? Eu ri demais! E o nome dos animais de estimação, nem se fala, muito engraçado.
Amigos Inimigos é uma narrativa leve e divertida que traz a história de Maria e Jack, amigos de infância que estudam na mesma escola, mas que, sem perceber, perderam completamente o contato. Entre os amigos dos dois se encontram Morgana, Camila, Pedro, Patrícia (que é um arraso, muito engraçada!), Maurício (até pelo nome você conclui o que ele é) e Gertrudes (personagem secundária, mencionei porque ela é muito louca). Todos os personagens têm cerca de 14 anos e o enredo se passa principalmente em 5 ambientes, sendo a casa da Maria e a escola os principais.
Bom, o que eu tenho a dizer é que o livro até surpreendeu minhas expectativas, mesmo sendo pequeno e feito para o público infanto-juvenil, me proporcionou momentos de muita descontração, lembranças da minha adolescência e muita saudade. Não percebi nenhum erro relevante na escrita ou no enredo. É um livro que recomendo tanto para relaxar, como para acabar com o preconceito com livros mais teens, já que essa é uma época sem igual na nossa vida e todos já fomos jovens (e ainda somos, HAHA).
Vanessa é psicológa e soube muito bem como colocar o comportamento tão característico dessa fase da vida, sem aquela carga de excesso de revolução forçada, mas sim como pessoas com diferentes personalidades procurando se entender. Todos sabem como o livro vai acabar logo no começo, mas é bem interessante ver o desenrolar da história. Talvez se outros detalhes fossem explorados o livro poderia ter ficado mais longo, porém perderia o foco principal e a leveza da escrita, que flui muito gostosa e rapidamente, sendo que você se envolve e até torce pela felicidade dos personagens.
PS: Amei o recadinho da Vanessa e a cartinha do Saulo e do Saul do Leitura Virtual, fofos demais!
Já li o livro e posso dizer que ADOREI. A escrita da Vanessa é tão deliciosa de ser devorada nhac :3
ResponderExcluirSomente um ponto negativo, o tamanho do livro, creio que poderia ter sido maior.
David - Leitor Compulsivo
Não seria nada mau se ele fosse maior mesmo, HAHA.
ExcluirEu realmente tenho vontade de ler esse livro *-*
ResponderExcluirJa vi muitas criicas boas mesmo rsrs fofinhos*-*
Obrigada, viu ? *-*
uM BEEEEIJO!
Pâm
http://interruptedreamer.blogspot.com.br/
Hey, já li várias resenhas desse livro dizendo quase a mesma coisa, que ele é divertido, leve e super rápido de ler, deve ser bom mesmo ;}
ResponderExcluirBeijos
Meu outro lado
Amei a resenha!!
ResponderExcluirBeijão!!
Vanessa Martinelli
já li esse livro.. achei muito fofinho *.* lembra muito a época de pré-adolescência/adolescência.. :))) um livro rápido e bem espontâneo :D
ResponderExcluirhttp://www.livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Já li o livro em parceria com a autora, aliás foi a primeira parceria do meu blog ^^
ResponderExcluirLembro que li em 2 horas, e gostei muito. O livro é super leve e é mais um passatempo mesmo, mas nem por isso deixa de ser bom.
Amei a resenha!
Beijos!
http://www.expressodenarnia.com/2012/09/o-jardim-das-rosas-negras-selene.html