Perfil de personagem: Tris Prior

Personagem: Tris Prior
Livro: Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco

Resolvi voltar a fazer o perfil de personagem, que ninguém nunca mais fez aqui, rs. 
Hoje trago a heroína de Divergente, que diga-se de passagem, eu amei com toda a minha fixação em distopias (mesmo que elas tenham sempre um motivo e história semelhantes, sem ofender). 

Para quem não leu conseguir entender, trago a sinopse do livro:

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.

A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.

E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.






Tris é uma filha da Abnegação, porém tem que fazer uma escolha, mudar de facção ou continuar na "sua". 
Como posso caracterizar Tris? Guerreira, sem falsas hesitações ou arrependimentos. Aquele pedacinho de saudade com uma pitada de culpa e no fundo ela sabe que seguiu o que era melhor para si. Ela toma suas decisões com segurança e sim, ela enfrenta dignamente seus medos.

Longe de se tornar um clichê do gênero, Tris cresce e se encontra e nos envolve nos seus problemas. Ela não é nem um pouco burra e coragem não lhe falta, apesar do seu porte físico pouquinho. Merece meu respeito! 

A Abnegação é uma facção que, como o próprio nome diz, só enquadra pessoas que antes de pensar em si, pensam nos outros. O famoso altruísmo, uns têm, outros não. Tris se sente um pouco deslocada nesse mundo, apesar de também  possuir essa inegável característica. Ela é uma Divergente. Por causa de sua facção de nascença, Beatrice (como é o seu verdadeiro nome) conserva os cabelos sempre presos, loiros e uma aparência sem graça. Mas ela quer mudar. E talvez mude. 

Bom, sei que muita gente aqui ainda não leu e por isso não entrarei em maiores detalhes. Mas cada pedacinho desse perfil me lembrou algum momento do livro (eu me roendo para falar mais sobre ela). 

A notícia velha é que Tris será interpretada por Shailene Woodley nos cinemas. Eu aqui ansiosa pela estréia (próximo ano) e que não me decepcione, por favor! Acho que Shailene é muito a cara da Tris (fisicamente pelo menos). 

Beijoks <3







Um comentário:

  1. A Shailene também interpretará a Hazel Grace, de A Culpa é das Estrelas, do John Green! <3

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)