Perfil de Personagem: Jon Snow

            Foi muito difícil escolher um só personagem no meio de todos os que eu amo/odeio em As Crônicas de Gelo e Fogo, tais como: Tyron Lannister, Daenerys Targaryen, Arya Stark,  etc. Mas, enfim, uma escolha precisa ser feita e eu escolhi o Jon. O famoso bastardo de Winterfell é cativante (e lindo como eu bem imagino HAHA). Quando o seu pai, Eddard Stark (ou Ned, para os íntimos) foi escolhido para mão do rei e precisará morar em Porto Real, o jovem Snow percebe que está na hora de fazer uma escolha, já que o mesmo precisa conquistar seu espaço no mundo e está cansado de sofrer o peso de ser um bastardo, principalmente pelo comportamento da mulher de Ned, Catelyn, para com o mesmo. A escolha é simples: servir a patrulha da noite - antigamente um ofício de muita honra e ainda respeitado por Winterfell -, da mesma forma que seu tio Benjen Stark.
            Apesar de todos os pesares, Jon é um jovem inteligente, o filho mais velho, tem uns 16 anos, bom com a espada. Ao começar o serviço na Patrulha da Noite já começa a ser atormentado por alguns dos jovens recrutas e pelo seu instrutor. Enquanto isso, seu tio desaparece numa missão para além da Muralha... Bom, já entrei muito no enredo do livro (não me aprofundarei mais, para que o post não contenha spoillers dos próximos livros). Jon é um personagem complexo, pois sofre por ser o bastardo, aquele que não pode sentar-se a mesa com os convidados do pai, mas as coisas poderão mudar pra ele posteriormente. Na Patrulha da Noite, aprende-se a esquecer dos problemas externos, porque pra eles não existe nenhuma outra família a não ser a própria Patrulha. O que causa sofrimento em Jon, porém o garoto é persistente e não desiste dos seus ideais, do que acolheu para si. 
           Em Westeros, todo bastardo tem fama de traiçoeiro, pois foram concebidos na infidelidade e luxúria. Jon não poderia exibir comportamento mais diferente herdando de seu pai uma honra imensurável, apesar de nem sempre receber bom tratamento. Ele também possui uma boa relação com os irmãos, principalmente com Arya, a qual chama de irmãzinha, e com Robb que é da sua idade. Sansa é mais parecida com a mãe e mantém uma relação mais distante com Jon, já Bran e Rickon simplesmente o adoram. Jon tem um fiel companheiro, seu lobo gigante chamado Fantasma. Como o lobo gigante é o símbolo da casa Stark, quando Robb e Jon encontram 5 filhotes na floresta de Winterfell, cada filho de Ned adota um. Porém, Jon encontra um sexto filhote que, por ser albino, é meio desprezado pelo bando. Jon rapidamente se identifica com o filhote e este passa a ser seu melhor amigo e muitas vezes, salvador. 


26 comentários:

  1. Olá! Te indiquei um selinho lá no meu blog! Dá uma olhada:
    http://luenealves.blogspot.com.br/2012/08/selinho-seu-blog-e-abencoado-pelo-anjo.html

    Beijos!!
    http://luenealves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que lobo lindo! Adorei o perfil do personagem Jon Snow também, ótima escolha.


    www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  3. Os meus preferidos também são Jon, Arya, Tyron e a Dany (que eu prefiro chamar de Khaleesi). Mas entre eles fico com Jon, tem uma história que te deixa, no começo, com pena dele (mais no livro que na série) e vontade de que ele se dê muito bem e mostre pra todos como um bastardo pode ser bem sucedido e comandar todos os outros que olharam pra ele com desprezo.
    Além de odiar a Catelyn por ela tratá-lo com tanta raiva eu fico sentida também com o Ned, acho que ele dá mais atenção aos outros filhos e de um certo modo, bem no fundo, não gosta de Jhon como gosta dos outros. Quando na verdade entre o Jon e o Ned o mais culpado na história é o Ned, este que a Catelyn deveria odiar, pois foi ele que a traiu e o Jon não tem culpa do seu nascimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiane, eu não gosto da Catelyn quando ela maltrata o Jon, porém a gente tem que ver pelo lado dela também, o Jon é a prova viva da traição do marido dela, coisa com a qual ela não consegue lidar. Apesar disso, ela é uma mulher forte, por ter aguentado isso e várias coisas do passado que a gente vai descobrindo aos poucos, assim como tudo que ela vai passar ainda. Acho que o Ned gosta do Jon, mas tem algum mistério com relação a mãe do Jon, algo que envergonha Ned e por isso ele mantém alguma distância. Vai muito da época da estória, Ned ainda assim foi honrado por assumir o filho e trazê-lo pra casa. Beijos

      Excluir
  4. Hey,
    nunca li "as cronicas de gelo e fogo", mas já ouvi falar bastante e quero muito ler. Enfim, adorei isso de "perfil de personagem", é bem interessante *-*

    Bye,
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iasmin, obrigada! Leia que não irá se arrepender, mas é uma leitura paciente, porque a linguagem é um pouco mais cheia de denominações históricas, os nomes e as casas são complicados, muita coisa pra prestar atenção!

      Excluir
  5. Eu ainda não li essa série, mas todo mundo fala muito bem dela, e isso me faz ter uma super curiosidade em lê-la. Podia ser um pouquinho mais barata para colaborar comigo. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que o diga, ainda não comprei nenhum, só saí pegando emprestando de um e de outro. Tô doida pra ler o 5º, mas enfim, 43 reais tá acima da minha meta kkkkk
      Beijos Lu!

      Excluir
    2. Já se consegue no submarino os 5 livros por volta de R$ 100,00 todos.

      Excluir
  6. Oi!
    Eu ainda não li essa série, mas muitas pessoas (inclusive uma amiga minha) elogiam muito. Eu espero ler pelo menos os livros algum dia e gostar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante, é uma série complexa e genial! O autor traça destinos inimagináveis, rs.
      Beijos!

      Excluir
  7. Eu ainda não consegui ler As Crônicas de Gelo e Fogo e nem ver a série que passa na HBO, os livros são grandes demais e caros demais, então vou ter que esperar até um momento em que eu não esteja atolado de livros para ler, pois já falaram que a série tem muitos livros e todos tem muito conteúdo para ser lembrado, como nomes e lugares, mas um dia com certeza vou ler.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é meio que uma escolha, a série é igualzinha o livro, por isso só assisti dois capítulos, pois já sabia de tudo o que ia acontecer. Realmente, tem muitas coisas pra se decorar, os nomes são parecidos, mas vale a pena!

      Excluir
  8. Ah, ele sem dúvida é um dos meus preferidos também! Pego fácil! hahahaha
    Mas não só pela beleza, mas pela integridade do personagem, um homem muito honrável.

    Beijão. :-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Eni, aaah se ele me desse bola, até casava! Concordo :)

      Excluir
  9. Gostei do seu blog...estou conhecendo agora, hehehe. E um dos posts que me chamaram a atenção foi esse, falando de um personagem específico. Sempre falamos em livros e livros, mas raramente nos aprofundamos nos personagens. Gostei do post e do blog, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de falar dos personagens, às vezes tem um que apesar de não ser o principal da estória, contribui muito e merece menção, o Jon é um dos narradores, mas ele é tão honrado e adorável que conquistou um post só pra ele :)

      Excluir
  10. Ahhhhhh! pirei com seu post. Amo, adoroo, sou loucaa por Jon ♥
    lindoo e amooo esse lobo dele.kkk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sol, obrigada! Fantasma é o lobo mais lindo, perfeito!

      Excluir
  11. Sou MEGA suspeita para falar, porque eu simplesmente ADORO o Jon! Sem dúvida ele é o meu personagem preferido!
    A coluna que vou inciar falando dos personagens, começou exatamente por causa dessa série, que me envolveu de uma forma sem tamanho!

    Beijoo
    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Ei está...

    http://www.submarino.com.br/produto/111399270/as-cronicas-de-gelo-e-fogo-(5-volumes)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)