Resenhando: Paixão

Livro: Paixão
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Avaliação: 4 estrelas


Daniel Grigori definitivamente entrará para o meu Top Piriguetagem Literária 2013!

Paixão é o 3° volume da série Fallen (você pode conferir a resenha do primeiro volume aqui). 
Luce morreria por Daniel. E morreu. De novo e de novo. Ao longo do tempo, Luce e Daniel se encontraram somente para serem dolorosamente separados: Luce morta, Daniel deixado machucado e sozinho. Mas talvez não precise ser dessa maneira... Luce está certa que algo - ou alguém - em uma vida passada pode ajudá-la em sua vida presente. Então ela começa a jornada mais importante desta vida... voltando eternidades para presenciar em primeira mão seus romances com Daniel... e finalmente descobrir o segredo para fazer seu amor durar. Cam e a legião de anjos e Exilados estão desesperados para pegar Luce, mas nenhum deles está tão agitado quanto Daniel. Ele vai atrás de Luce através de seus passados em comum, com medo do que pode acontecer se ela reescrever a história. Porque então seu romance corre o risco de acabar... para sempre.

Após toda a confusão de Tormenta, Luce se aventura através dos anunciadores a diversos locais em tempos remotos, procurando descobrir a verdade por trás do seu amor por Daniel e se o que ela sente é apenas um reflexo da maldição que une os dois perpetuamente. Além disso, ela procura uma forma de quebrar essa continuidade de encarnações que sempre se depara com Daniel. Daniel embarca atrás de Luce, mas, por ironia do destino, sempre chega um tanto atrasado.

O enfoque do livro é puramente Luce, Daniel e o amor dos dois, porém não pense que não surgirão obstáculos e gente intrometida (é só o que tem!). Além do que há o perigo dos dois mudarem o curso natural do passado de ambos, causando graves alterações.
Diferentemente dos outros livros, neste podemos ver a história pelo ponto de vista de Luce e de Daniel, embarcando nos mais interessantes destinos. Passamos por Moscou e Milão em guerra, em diferentes épocas, na China, no Egito, Jerusalém, na América Central (conhecendo os maias, sim, os MAIAS que tanto deram o que falar nesses dias, e até uma brincadeira a respeito disso), além de vislumbrarmos a Groenlândia, França, Inglaterra etc. Enfim, todos estes destinos incorporam milênios de vida de Daniel e milhares de encarnações de Luce. 

Gostei muito dos destinos que a Lauren Kate escolheu ao dar vida a Paixão, apesar de serem passagens curtas, se conhece um pouco da cultura local de cada lugar, sem falar que temos a incrível oportunidade de presenciar um diálogo com SHAKESPEARE, pasmem! São pedacinhos discretos ou não tão discretos assim da história que Kate escolhe para estruturar esse amor trágico.  São cenários que eu adoraria conhecer (atualmente, claro! Guerras não são muito a minha praia).

O livro envolve muita mitologia e nesse livro os pedacinhos do quebra-cabeça começam a se encaixar mais e mais, porém acho que existem algumas coisas que Kate deixou de lado ou que ela não conseguirá encaixar no último volume - Êxtase. 

O livro apesar de muito bom e de ter me prendido, me deixou com um pé atrás em alguns aspectos, principalmente no fato de que gostei de todos os volumes, mas não consegui notar evolução alguma na autora e nem na edição, que faltam vários pontos e hifens, muitas letras borradas, digamos que não foi muito boa. 

Algumas coisas me irritaram profundamente, como a ingenuidade de Luce para os "amigos", ou a simples teimosia dela em algumas coisas. Toda a insistência que Luce tem que descobrir sozinha e blá blá blá de Daniel, também me irritaram um pouco (nem por isso ele deixa de ser fofo!).

Mas quem eu adoro mesmo é o Cam, acho ele muito fascinante e temos algumas respostas sobre ele nesse livro, apesar dele não aparecer tanto assim. Roland também conseguiu me cativar, como todos os outros. 

Superados os problemas, outra coisa que me chamou atenção, foram as próprias encarnações de Luce - apesar de confusas em alguns momentos. Luce foi diversas coisas, atriz, enfermeira, princesa e até escrava. Foi rainha e guerreira, nobre esnobe, enfim. Muito interessante a diminuição dessa fronteira no preto e branco, mostrando diversos lados de uma só alma. 

Se você curte história não tão crítica assim, mitologia e romance, é um livro que você deve ler. Eu avaliei como 4 estrelas pois foi um livro que, apesar dos pesares, me cativou. Tem que ser lido de mente aberta, pois é um pouco teen e há alguns pontos meio infundados. Curti muito a leitura e é isso :)

Beijos, 


5 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Juliana! Já li a série Fallen, incluindo Apaixonados, e amei! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, estou indo para o final da série e muito curiosa em como tudo vai terminar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho as capas dessa série lindas!
    Mas nunca me senti cativada em ler, mas leria sim, a história parece boa e gosto do toque sobrenatural que há! ;)

    Beijoo
    Adorei a resenha!
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Além da história ser envolvente, as capas são lindas !! Amo muito a série Fallen !! Beijos
    * Apaixonada por Livros *

    ResponderExcluir
  5. Oi, sou a Mari do blog pimeentaliteraria.blogspot.com e quero dizer que adorei seu blog. Por conta disso tem um selo lá no meu blog para você. Caso faça, por favor avise! Beijão.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)