Resenhando: Morte e Vida de Charlie St. Cloud

Livro: Morte e Vida de Charlie St. Cloud
Autor: Ben Sherwood
Editora: Novo Conceito
304 páginas
Classificação: 5 estrelas


Sinopse: Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.

'' De todas as suas decisões impensadas naquela noite, esta com certeza foi a pior de todas. Charlie tentava ultrapassar a lua e, no último segundo, ele viu a imagem perfeita da felicidade. O rosto inocente de Sam olhando para ele. Um cacho castanho balançando em frente a sua testa. A luva Rawlings em sua mão. E, depois, somente vidro quebrado, metal e escuridão. ''

     Bom, esse é um livro que já li faz um tempinho, mas vez por outra me pego lembrando dele. Admito que o julguei pelo título (o qual não gostei, mesmo), mas não me arrependo em nenhum momento de tê-lo lido.
    O livro começa com o acidente de carro que proporciona toda a trama central da história, em que Charlie e seu irmão Sam sofrem um acidente de carro no qual os dois morrem, mas um socorrista consegue salva-lo, deixando-o desconsolado pela morte do irmão. Então ele passa a morar no cemitério da cidade, onde vê, convive e interage com os espíritos que ainda não completaram sua transição. É lá também que ele conhece Tess Carol e vive um romance arrebatador e cheio de surpresas ao decorrer da narrativa.
    O que encanta na história é o incrível amor e amizade entre os irmãos, que já eram unidos mesmo antes do acidente que levou a vida de Sam e que permanece quando Charlie e ele se encontram, todos os dias, ao pôr do sol.


"Confia no teu coração se os mares pegarem fogo. E viva pelo amor, mesmo que as estrelas caminhem em direção oposta."


     Ben com certeza nos deixa presos à leitura, nos envolve com a trama e nos faz torcer pelos personagens, além de nos ensinar o verdadeiro sentido do amor entre irmãos, amizade, compreensão e desprendimento. Só não gostei completamente do final, pelo fato de achar que a relação entre Tess e Charlie, depois de tudo, merecia ser um pouco mais explorada, mas isso não me fez amar menos o livro, que é de longe um dos meus favoritos.
     É uma leitura que indico com toda certeza! Assistam também ao filme (que é um pouco diferente, mas também ótimo), estrelado pelo Zac gato Efron :)
      

20 comentários:

  1. Eu sou completamente apaixonada por esse livro, confesso que no começo fiquei meio apreensiva quanto a leitura, não sou muito fã dessas coisas de fantasma. Mas quando me vi já estava apaixonada pelo Charlie e seu irmão, quando a Tess entrou na história então, logo imaginei o que ela era, mas mesmo assim não deixei de ficar surpresa com os rumos que a história tomou, o salvamento quase ao fim do livro foi perfeito.
    Um dos meus livros favoritos, definitivamente.

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Bárbara, o mesmo aconteceu comigo :) beeijo!

      Excluir
  2. Ahh eu quero ler.
    Comecei a assistir o filme, mas tive que parar no meio e depois esqueci dele.:( Lendo sua resenha fiquei curiosa para ver o rumo que a estória vai tomar!

    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você leia Gabi, porque é realmente ótimo! beijos!

      Excluir
  3. Eu estou com o livro aqui para ler há tempos mas ainda não consegui ter tempo para pegá-lo e ler. :/ Mas já vi o filme e adorei.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei o filme Lu, mas espero que você leia o livro, que é muuito melhor *-*, beijos!

      Excluir
  4. Eu adoro esse livro, nunca assisti o filme, e tenho duas edições dele, comprei uma nem sabendo que tinha a outra em casa haha. E o titulo não agrada muito mesmo, mas a história é incrível! E o Zac na capa? Juro que só percebi que era ele quando o livro chegou, e comprei porque o carinha era bonito hahah


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, pois é Lu, mas mesmo com esse título, vale à pena :) beeijos!

      Excluir
  5. Nunca li o livro, mas já vi o filme e adorei ^^
    Love, Fofocas Literárias

    ResponderExcluir
  6. Lê, amei saber. Super fiquei na curiosidade. Agora, quero ler. bjshttp://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não li o livro nem o filme, não sei porque mas não simpatizo por essa leitura de espiritos...

    Beijos
    Amand
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Amanda, mas essa nem é uma questão tão elaborada assim pelo livro :)

      Excluir
  8. Olá! A história desse livro parece ser bem tocante e emocionante
    a sua resenha ficou ótima,fiquei com vontade de ler mais ainda o livro ^^
    beijos!

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. já ouvi muitas e muitas pessoas elogiando esse livro por ser assim "emocionante".
    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Hey,
    já ouvi falar bastante nesse livro e já vi o filme. Enfim, eu era louca pra ler na época e quase comprei uma vez, mas acabei desistindo. A história é bem bacana :3

    Bye (tem resenha nova \o),
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Meninas! O blog continua demais...
    Adorei a resenha, já vi o filme e nem me interessava em ler o livro. Mas depois da resenha me deixou atá inclinada a lê-lo.
    Estou aqui porque tem selinho e uma tag a ser respondida no meu blog pra vocês... http://elasabemtudo.blogspot.com.br/2012/08/tag-11-perguntas-literarias.html
    Beiijos da Driih!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)