Resenhando: Cinquenta Vergonhas de Cinza

Empurro a porta aberta e tropeço na barra das minhas calças de ginástica largas num movimento rápido e desajeitado. Enquanto tombo na direção do chão, meu corpo, por reflexo, aciona o modo ginasta. Largo a mochila e o notebook, estendo meus braços e viro uma estrela. Com o impulso conseguido com o tropeção, completo três estrelas antes de aterrissar em pé… em cima da mesa do Sr. Grey! Fico tão envergonhada com minha falta de jeito que fecho os olhos. Espera aí. Alguém está… aplaudindo? Abro meus olhos e encaro o Sr. Grey e MINHA NOSSASSINHORA DOS VAMPIROS BRILHANTES, COMO ELE É GOSTOSO!






Livro: Cinquenta Vergonhas de Cinza
Autora: Fanny Merkin
Páginas: 256
Editora: Novo Século
Classificação: 3 estrelas

Oi geente! Dois mil anos depois, aqui estou eu com uma resenha pra vocês :) Dessa vez o livro é Cinquenta Vergonhas de Cinza, da autora Fanny Merkin, lançamento na editora Novo Século do mês de fevereiro.

É uma paródia de da trilogia Cinquenta Tons de Cinza (óbvio haha) no geral e parte da premissa do mesmo: Anna Steel, a jovem desengonçada que parece que vive em uma caverna e não conhece nada, e Earl Grey, homem de 27 anos, estonteante e bilionário, que inexplicavelmente se sente atraído por Anna. De resto, as cenas são baseadas nas sequência dos acontecimentos dos livros da trilogia, mas não chegam a ser uma cópia.

Dividi o livro em duas partes: A primeira e a segunda metade. Na primeira, Merkin nos deixa logo empolgados, com tiradas engraçadas desde a primeira página e nos fazendo parar para rir e imaginar uma cena acontecendo. Esse definitivamente foi o ponto da leitura em que mais me diverti e tinha vontade de comentar com alguém.

''Quando escovo meu longo cabelo castanho, a garota no espelho, com olhos castanhos grandes demais para sua cabeça, me encara de volta. Espera aí... meus olhos são azuis! Então, minha ficha cai e percebo que não estive olhando no espelho, mas para um poster da Kristen Stewart por cinco minutos. Meu cabelo está ótimo. ''

A segunda parte: O desgaste. Pouco antes da metade, nem tudo era mais tão engraçado quanto antes (Deixo claro antes de tudo que é difícil para mim achar algo REALMENTE hilário). Eu já não ria mais das piadas e alguns detalhes (como Anna enfiar o dedo no nariz a todo momento e Earl achar isso sexy, e a cueca de paetês e a crocs rosa do Sr. Grey) e diálogos me deixavam irritada. Apesar disso, continuei achando uma boa diversão e fazia notas mentais de toda e qualquer referência legal que aparecia.

E embora tenha sentido falta de referências mais sarcásticas e um humor mais inteligente, como não rir de Anna e Earl fazendo sexo em cima de um dinossauro (?) no Jurassik Park particular do ricaço? Como não achar absurdmente engraçado o fato de o Sr. Grey comprar o Walmart e a Universidade de Washington só para ter controle sobre a vida de Anna?

'' Ele me agarra pelo pulso e marcha comigo de volta para o stock car, então dirige como um verdadeiro Cullen na direção do centro de Seatlle. Sei qual é a próxima parada: Dormitório do Destino. Finalmente, os dados vão rolar. ''

Cinquenta Vergonhas de Cinza é um livro leve, engraçado e ótimo para passar o tempo. O que mais gostei foi que para lê-lo não são necessárias mais do que duas ou três horas, já que você não vê as paginas passando. A capa é extremamente criativa, com a gravata com carinhas, marca de Earl Grey, além de ser  emborrachada/aveludada, na minha opinão, o jeito mais legal. A diagramação é simples e bem feita e não encontrei nenhum erro de edição. Indico para quem quiser ler um livro leve e com um humor não tão profundo.

P.S. - Referências/críticas à Gossip Girl, Tom Cruise, Nickelback, entre outros e claro, Crepúsculo. Não tem como não rir de tudo isso.
P.S.2 - O final é ridiculamente genial!



3 comentários:

  1. Eu e meu namorado estávamos lendo, mas acabamos enjoando quando chegou no meio de não era mais tão engraçado, mas agora ficamos curiosos com o final, acho que vou terminar de ler!

    ResponderExcluir
  2. Vou querer ler ahaha mas ainda nem acabei a trilogia 50 tons de cinza, mas assim que acabar vou procurar este pra mim ler ,...
    Beijos
    http://boutiquesmaltes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Let, o livro parece ser bem engraçado, quero ler o/
    Amei sua resenha,
    beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)