Resenhando: Cinquenta Tons de Cinza

Livro: Cinquenta tons de cinza
Autora: E. L. James
Editora: Intrínseca
Páginas: 455
Classificação: 3/5 estrelas



Sinopse: Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja.


'' Levantando meu rosto, eu dou boas vindas à chuva refrescante. Eu fecho meus olhos e tomo uma profunda e purificante respiração, tentando recuperar o que resta do meu equilíbrio. Nenhum homem me afetou desse modo como Christian Grey o fez, e não posso entender o porquê. ''

Bom, depois de tanta divulgação e marketing em cima desse livro, resolvi lê-lo para entender o que todos estavam comentando (bem ou mal) e tirar minhas próprias conclusões.

Anastásia Steele, estudante de 21 anos, é praticamente obrigada por sua melhor amiga Kate a realizar uma entrevista em seu lugar. O entrevistado é Christian Grey, o enigmático e multimilionário diretor executivo da Gray Enterprises Holdings Inc. Ela se sente quase instantaneamente atraída por ele, e esse sentimento cresce à medida que eles passam a se encontrar cada vez mais, até que ele a revela seus gostos ''peculiares'' e Ana se vê questionada a respeito do certo e errado.

Confesso que quando começei a ler o livro já achei que não seria bom, devido a tantos comentários negativos que vi por aí. Mas tenho que dizer que não compartilho da mesma opinião. Cinquenta tons de cinza não é nem de longe o melhor livro que já li, mas com certeza não é ruim. Acho que os aspectos positivos e negativos devem ser pesados antes de qualquer julgamento precipitado.

''Eu dou de ombros, presa. Eu não quero perdê-lo. Apesarde todas as suas exigências, sua necessidade de controle, sues vícios assustadores. Eu nunca me senti tão viva como eu me sinto agora. É uma emoção estar sentada ao lado dele. Ele é tão imprevisível, sexy, inteligente, e engraçado.[...] Eu fecho meus olhos. O que eu posso dizer? Bem lá no fundo eu apenas gostaria de mais, mais afeição, mais do Christian brincalhão, mais...amor ''

Foi uma leitura que conseguiu me irritar profundamente em uma cena e me fazer rir em outra, sem deixar de me prender em nenhum momento. Acho que se não tivesse lendo o e-book com certeza teria terminado antes.

Aqui vão meus pontos de vista:
Postivos:
1 - Os personagens principais são bem construídos e reais. Chegamos a conhecer bem Ana e Christian (ele um pouco menos haha), e imaginamos situações reais que poderiam ocorrer exatamente como no livro.
2 - Narrado por Ana, a leitura é fácil e rápida. Ao terminar a estória nem parece que você leu um livro com tantas páginas, o que conta muitos pontos comigo.
3 - Adoro essa história, por mais clichê que pareça, de quando alguém tenta e se esforça a mudar por amor à outra pessoa, que na minhã opnião foi o que aconteceu aqui e o que me fez torcer pelo casal. Com certeza, meu maior ponto positivo.

Negativos:
1 - Repetições exageradas de frases e expressões. Me irritou bastante ver Ana (principalmente do começo) ficando ruborizada à cada linha! Além da expressão ''minha deusa interior'', que também aparece à cada segundo. Ouvir as maravilhas do olhar cinzento do Sr. Grey e como aquelas calças ficavam ótimas nele a todo momento também não foi legal.
2 - Mesmo depois de tudo que fazia ( e tantas vezes) Ana ainda ficava tímida e atormentada na presença de Grey. Além de as tendências BDSM (que pareciam ser o foco) não seram exploradas tando quanto achei que seriam.
3 - Porque Ana fala (ou pensa) TANTO palavrão? não combinou com seu perfil de menina ingênua e inocente do começo e não precisavamos disso para saber que era um livro adulto.
4 - Hello? E os outros personagens? Acho que mesmo com o livro sendo em primeira pessoa dava para explorar Kate e Elliot (e essa paixão avassaladora que surgiu do nada), Ray, José, etc..

'' Este homem, que eu já pensei como sendo um herói romântico... um cavaleiro branco, ou um cavaleiro obscuro, como ele disse. Ele não é um herói, ele é um homem com falhas emocionais e profundas, e está me arrastando para a escuridão. Será que eu consigo trazê-lo para luz?''

Então, acho que mesmo que várias vezes tenha me perguntado se estava repetindo a mesma linha duas vezes (kkk), classifico o livro como bom pra quem lê sem se importar muito com uma obra não tão bem escrita, mas que pode ser lida pra passar o tempo, divertir ou algo do tipo.

P.S. 1 - Adorei a parte dos e-mails trocados entre Ana e Grey, único momento em que ela conseguia falar o que realmente pensava e que chegavam a ser engraçados.
P.S. 2 - O que mais me interessou mesmo foi o segredo (??) de Christian, que espero que seja revelado no próximo livro.
P.S. 3 - Antes de conhercer Grey, Ana nunca tinha mandado um email (oi?).

41 comentários:

  1. "oi ?" mesmo kkk, como assim nunca mandou um e-mail? rs
    Ainda não li esse livro e tô vendo tantas críticas a ele, resenhas negativas e etc, que minha vontade está se reduzindo a nada. Estava louca p comprar inicialmente, mas agora, não tenho pressa nenhuma, vou ler sim, um dia, mas não tenho pressa para isso entende?
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendo sim! era o mesmo que eu pensava, mas decidi ler mesmo assim pra matar a curiosidade kkk
      beeeijo!

      Excluir
  2. Não sei se eu gostaria de ler esse livro.
    Peguei na livraria e li o primeiro capitulo e a escrita me irritou, eu tenho bloqueio com primeira pessoa mulher, estou tentando quebrar isso, mas é difícil!
    Se eu ganhar ou pegar emprestado eu até leio, mas nem rola de comprar!

    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é Maisa, a escrita não é lá essas coisas mesmo :x

      Excluir
  3. Eu ainda adquiro esse livro, só pra ter minha própria opinião formada! Vejo muitas resenhas dele, e estou ficando curiosa a cada dia kkkkk

    Olá!
    Vim aqui para convidá-lo(a) a conhecer o meu livro que lançará agora em Setembro 2012. Peço mil desculpas pelo “spam”, mas é muito difícil divulgar livros, sobretudo aqui no Brasil. Nós, autores nacionais, ainda somos muito desvalorizados, mas continuamos na luta para que esse fato seja revertido!
    Sendo assim, gostaria que conhecesse a minha obra chamada “Meu Conselheiro de Luz”. Trata-se de um romance voltado para a literatura juvenil.
    Seria de grande ajuda que você adicionasse a obra em seu skoob:
    http://www.skoob.com.br/livro/257467
    E no facebook:
    https://www.facebook.com/MeuConselheiroDeLuz
    Desde já agradeço a sua atenção e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mila, eu acho que é isso mesmo que você tem que fazer kkk
      beeijo

      Excluir
  4. Ah Letícia eu tbm amei os e-mails, e ri muito com o inconsciente e a deusa interior de Ana, acho que deu um toque mais cômico a narração. O ponto forte deste livro é o modo como ele prende o leitor! Eu li em pouquíssimo dias, ficava até de madrugada lendo, porque não conseguia parar, eu não queria deixar a curiosidade para ser matada no dia seguinte, eu queria sempre mais!! O segredo do Dr. Gray faz isso com a gente, faz pensar que até o final do livro estaria revelado, mas como comentaram lá no meu blog, isso só é dito no ultimo livro ... kkkk
    Eu já comprei 'Cinquenta tons Mais Escuros', e se não fosse os booktour que estou participando já teria lido ele com certeza! Adorei sua resenha, e assim como vc, acho que as pessoas precisam conhecer o livro antes de tirar suas conclusões!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, eu também ficava lendo de madrugada haha. Só no último livro? que trágico, queria saber logo kkk.
      beeeijo!

      Excluir
  5. leio, leio, leio resenhas desse livro
    e ainda não decidi se quero lê-lo ou não!
    o que fazer?

    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  6. Como assim: além de ingênua (ok, isso deve ser um chamariz para todos os personagens masculinos tentarem ficar com ela) a Ana nunca tinha mandado um e-mail?! Fala sério, sem noção...
    Eu não tenho vontade de ler este livro, de verdade. Eu dei uma folheada nele na Saraiva e na cinco páginas diferentes que abri só encontrei a palavra SEXO e seus derivados (ah, e que uma moça educada como eu não pode repetir). Eu curti a tua resenha, explorou bem os pontos negativos e positivos pra ti, mas comigo não cola mesmo...

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, pois é Gi, mas espero que leia algum dia :)

      beeijos

      Excluir
  7. Legal é que to oloko pra ler esse livro.. estou lendo um chaado Descoberta das Bruxas que tem umas partes mais apimentadas... acho bem interessante e curti esse tipo de literatura mais adultoo..

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    http://tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não conhecia esse livro, vou procurar saber mais :)
      beeeijo!

      Excluir
  8. acreidta que ainda nao te seguia... seguindo aqui agora. beijos

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Gostei muito da resenha. Vocês expôs os pontos positivos e negativos sem preconceitos e sem aquela coisa de amar ou odiar. Existe o meio termo!
    Ainda não li, mas estou bem curiosa!

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabi :) espero que você leia, quero saber o que achou :)
      beeeijo!

      Excluir
  10. Esse livro é uma polêmica que só, meu Jesus! Hahaha, dei de presente para o meu namorado porque ele disse que queria muito ler, por ter tido tantos comentários e tudo mais.. Ele gostou e falou pra eu ler também, vamos ver o que eu acho após a leitura!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  11. Oi Letícia!
    Esse é um dos livros mais comentados do momento, né? Gostei da resenha, opiniões sinceras são sempre ótimas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, Parabéns pela resenha! Achei legal da sua parte não ter mostrado só o 'mar de rosas' que,geralmente, a maioria dos blogs estão fazendo nas resenhas de 50 tons de cinza :) O livro parece muito bom,quero muito lerr :)))) Gostei desse tipo de leitura mais adulta,única parte ruim é que vai virar a febre do momento igual aconteceu com a Stephanie Meyer com Crepúsculo =/
    http://www.livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não sei o que achar desse livro. Tanta gente diz coisas ruins outros falam bem... Só sei que eu vou me acabar de rir com esse livro. Já é um fato. :P

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Oi Letícia!
    Dentre tantos pós e contras vou ler mas tentando ser imparcial, até por que é originado de uma fanfic de crepúsculo, um livro que eu adoro! Enfim, já comprei só tá faltando ir pegar pois a livraria fica do outro lado da cidade..rsrs..quero logo começar a ler!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que leia Amanda, acho que você vai gostar :)
      beeijo!

      Excluir
  15. Bah, não sei mesmo se quero ler esse livro :/ Estou mais lendo resenhas negativas do que positivas, não será prioridade na minha lista de leituras, com certeza. rs

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é Jeni, tem mais positivas do que negativas mesmo, mas não é de todo ruim (: beijo!

      Excluir
    2. mais negativas que positivas * haha

      Excluir
  16. Não tenho a minimia vontade de ler esse livro.
    Não vou dizer nunca, mas é quase improvavel que leia.


    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  17. Não gostei muito do livro, e também não tenho vontade nenhuma de ler.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não sei não, acho que a Irmandade da Adaga Negra deve ser melhor! A capa até que é bem chamativa e a divulgação desse livro é muito boa, porém eu não tenho aquele sentimento de desespero para ler o mais rápido posssível!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza A Irmandade da Adaga Negra é melhor! e muito! J.R.Ward escreve maravilhosamente bem e a história é perfeita <3 beeijo!

      Excluir
  19. Realmente ouve muita divulgação desse livro, rs.
    Adorei sua resenha, principalmente por você ter colocado os pontos positivos e negativos...
    Ela nunca tinha mandado um e-mail antes? o.O
    Beijos, rs.

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Acho que vai fazer 1 mês que estou tentando terminar esse livro e não consigo. Acho muito fraco e não dá aquela vontade de terminar loooogo.
    Pra mim não passa de um livro fraco, raso e vazio...
    E que me tira a paciencia em algumas partes tb. :/
    Parabens pela resenha! Concordo com os pontos negativos! ahahaha

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Flavinha, realmente os pontos negativos pesam muito hahaha
      beeeijo!

      Excluir
  21. Li esse livro pelo mesmo motivo que você, e acho que infelizmente fico com o time dos que "falam mal" rs. Concordam com os pontos negativos e concordo que a história seja boa(ok, li mais por curiosidade ahsdiuahd) e "flua rápido", mas não gostei da construção dos personagens e acho que o livro foi bem incoerente e irritante em algumas partes. Anyway, assim como Crepúsculo (que eu falo malo tempo todo ashduiadhau), me diverti lendo

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é Vick, ele irrita muito em algumas partes, mas procurei superaros defeitos pra achar coisas boas kkkkk, beeeijo!

      Excluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)