Resenhando: O Advogado da Vida

Livro: O Advogado da Vida
Autor: Jean Postai
Editora: Novo Século
Avaliação: Seriamente inclinada a 5 estrelas.


 
"Quando começa o direito à vida?
Essa pergunta fica quase impossível de ser respondida quando o médico Arthur Galanidel é preso por supostamente realizar abortos ilegais em sua clínica, inclusive em uma menor de idade. O advogado David é escalado para defender o caso, sofrendo a pressão da imprensa e da sociedade, que discutem se uma mulher tem ou não o direito de abortar e se o médico é ou não um criminoso. Será que David conseguirá convencer os jurados a inocentar o médico? Em quais situações é permitido a uma mãe optar por dar ou não à vida a seu filho? Neste emocionante thriller jurídico, as perseguições, tramas e provas são misturadas a todo momento, criando um romance fantástico, de tirar o fôlego. 
Tudo isso para, no final das contas, o caso ser julgado por sete jurados que decidirão onde começa e até onde vai o mais fundamental dos direitos: o direito à vida."

Bom dia, boa noite, o que for no momento que você estiver lendo essa resenha. Essa semana chegou aqui o livro do Jean, nosso autor parceiro que eu já comentei antes por aqui. Autores brasileiros e às vezes a gente fica ressabiada, vamos pagar para ver. O que me deixou muito satisfeita em ter apostado, pois presenciei uma discussão totalmente compreensível sobre um tema que abrange a sociedade, a Igreja e o próprio direito, tema este que traz à tona muita discussão em nossa sociedade atualmente. Me senti satisfeita porque, além desses fatores, foi uma discussão saudável e inteligente, que me fez repensar vários aspectos, bem construída, que verdadeiramente te conduz em um tema que nem todos gostam de discutir, pois envolve muitas questões éticas e humanas.

A narrativa do livro é em terceira pessoa, o que nos mostra a "desvilanização" de uns, além de mostrar pessoas comuns, inteligentes, outras nem tanto, mas que estão envolvidas nesse processo. Eu gostei de ter percebido tantos pontos de vista diferentes, inclusive a geração de duas teorias centrais, aqueles "a favor" e os "contra" o aborto.

Primeiramente, não vou expressar minha opinião a respeito dessa questão, pois não é o objetivo aqui e eu poderia soltar algum spoiler do livro e da decisão final. Em segundo lugar, fiquei muito orgulhosa por ser um livro tão bom e ser brasileiro, pois agora continuo acreditando mais que os autores desse nosso país também são bons e têm muito potencial, só falta que as pessoas acreditem mais neles.

O livro se inicia com um médico que, por fortes ideologias, pratica abortos em sua clínica. Ele cai em uma armadilha jornalística muito bem preparada que o leva a confessar que pratica esses abortos em uma gravação. O médico vai preso e aí a verdadeira história se inicia, onde ele tem que buscar um advogado que aceite defendê-lo e onde ainda precisa responder a outra acusação mais séria ainda.

David Puskas é o advogado escolhido e que representou brilhantemente seu papel. Ele não é o tipo de mocinho chato e nem se pode chamá-lo verdadeiramente de mocinho, menciono essa caracterização pois é o personagem que mantemos mais contato no decorrer da história. Morgana representa a acusação e é incrivelmente um pouco insuportável.

A história se passa ao melhor estilo John Grisham. Devo confessar que há alguns livros do John que eu não gosto, pois são muito burocráticos e tal. Jean, em seu livro de estréia, conseguiu superar esses lances mais complicados do direito o trazendo de uma forma mais simples e compreensível, além do nosso total envolvimento com a trama. Nunca gostei muito de partes que traziam pura e simplesmente o tribunal, mas dessa vez, confesso, ansiei por essas partes. Queria muito saber o desfecho e foi ótimo!

Como nem tudo são flores, fiquei em dúvida sobre algumas questões relacionadas às leis, porém na declaração final do autor achei uma explicação para algumas coisas. Percebi um ou dois erros na revisão, mas nada que prejudicasse o entendimento ou algo do tipo.

É um livro que agrega informação e que merece ser lido, pois trata de questões que interferem na nossa vida, direta ou indiretamente - o aborto é uma decisão da mãe ou do Estado?

Bom, como minha última cartada, recomendo, não só porque adorei o David e suas convicções e dúvidas, mas porque me apaixonei seriamente pela beleza dessa profissão e passei a entendê-la melhor, aplicada realmente ao que se vê aqui e por isso estou pensando em largar a Nutrição (kkkkkkk, brincadeira gente!).
Uma dúvida final: aquele documento sobre o posicionamento da Igreja que o David mostra no tribunal realmente é real? Achei bem interessante.

Deixo os trechos que eu mais gostei:
"Porque você é idealista rapaz. É jovem e é questionador, como toda sua família, e gosta de brigas boas. Deixe-me fazer uma pergunta, e para isso peço que olhe em meus olhos: você tem quantos anos, afinal?"
"A favela parecia menos presente quando eu passava aqui de carro - pensou."
"Agora finalmente começa o jogo de verdade."




6 comentários:

  1. Oi Juliana, já faz algum tempo que venho vendo esse livro na blogosfera, e cada vez mais fico curiosa, até mesmo por que gosto de questionamentos de tal ponto e livros do gênero! Parece uma excelente pedida!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tem muita gente que não está gostando do livro, o jeito é testar, né.
    Tem meme no blog pra você.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia o livro não mas também não me chamou atenção :(
    Beijos!
    @blogscl
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hey,
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, e também não me interessou muito. Digamos que não faz muito meu estilo preferido.

    Acabei de inaugurar meu blog, espero sua visita por lá (:

    Bye,
    http://febreliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii (:
    Fiquei curiosa para conhecer esse livro e autor. Não é exatamente o tipo de livro que me chama atenção apesar da sua excelente resenha, mas que se estiver no clima do livro posso gostar da leitura. Pelo que percebi, muita gente não se interessou por ele, mas acho que vale a pena da uma chance para ler em um momento "propicio". :)
    Percebi ali do lado que a Juliana está lendo "O Lado Bom da Vida", eu amei esse livro e espero que goste também, pois entrou nos meus favoritos e quando fizer resenha quero conferir. ;D

    Beijão!
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)