Resenhando: Aníbal e Arquimedes





 Livro: Aníbal e Arquimedes
Autora: Regina Gonçalves
Editora: Viajante Do tempo
Avaliação: 4 estrelas

O jovem Caio Zip surge em Cartago e é enviado à Itália para ajudar o grande general Aníbal, em guerra contra Roma. Lá, Caio vê como Aníbal usa a lógica do inimigo para ganhar a batalha e percebe a monstruosidade que é uma guerra. Depois vai a Siracusa ajudar Arquimedes nas suas grandes invenções e termina em Alexandria, conhecendo a grande biblioteca. Uma fascinante viagem às grandes civilizações da antiguidade. Estimula nos jovens o gosto pela Matemática, Física e História das civilizações. Livro da série de Ficção Histórica Educacional “Caio Zip, o Viajante do Tempo”, que diverte, atiça a curiosidade e integra diversos campos do saber, tais como: História, Arte, Filosofia, Ciências e Matemática.


Olha o Caio Zip viajando de novo e dessa vez ele foi para Cartago em 218 a.C. em plena Segunda Guerra Púnica.  E nessa nova aventura do viajante do tempo conheceremos um pouco mais do General Aníbal e Arquimedes.

Para quem não sabe A Segunda Guerra Púnica é o mais conhecido dos confrontos bélicos acontecidos no quadro das Guerras Púnicas entre as duas potências que então dominavam o Mediterrâneo ocidental: Roma e Cartago. A contenda acostuma datar-se desde 218 a.C., data da declaração de guerra de Roma após a destruição de Sagunto, até 201 a.C., em que Aníbal eCipião acordaram as condições da rendição de Cartago. fonte:Wikipedia =P

Caio Zip estava enterrado e  com sorte escapa, então ele acaba indo parar em uma praia onde ocorreu  um naufrágio e consegue um convite para ir com os sobreviventes a Cartago. Onde começa a aventura, e vamos aprendendo um pouco sobre os costumes e cultura da civilização cartaginesa, como era a sociedade, o comércio, e os costumes e é  também em Cartago que o Caio conhece  Aníbal, um grande guerreiro e totalmente estrategista e Eurípedes, que fora um “professor” de Aníbal. Essa primeira parte é volta para a histórias de Aníbal e suas estratégias de batalha, como estudava seus inimigos e seus truques para lutar as batalhas.

"Somente você, Aníbal para fazer duas façanhas tão audaciosas"

A segunda parte o livro é dedicada ao Arquimedes, onde Caio vai ajuda-lo em seus experimentos e invenções. Confesso que nunca fui fã do Arquimedes  mas foi bem interessante saber como nasceram algumas de suas invenções e sabe aquela história de sair pelado gritando EUREKA!! não foi bem assim.

"Tudo é uma ilusão, meu amigo, tudo é possível. Passado, presente e futuro vivem somente dentro de nós. Nós fazemos parte de um todo e nós todos somos um só"

Mais uma vez a Regina Gonçalves nos traz um livro fascinante, com uma narrativa elaborada revelando que houve uma extensa pesquisa sobre os personagens principais e a sociedade e costumes na qual eles estavam inseridos. A diagramação é ótima com folhas amarelas e letras não muito pequenas. Minha sincera opnião sobre os livros da série Caio Zip, o viajante do tempo é que eles deveriam ser adotados nas escolas aprender história, física, artes e muitas outras coisas de uma maneira interessante, divertida e de fácil entendimento.




6 comentários:

  1. Não é o tipo de livro que eu leria, mas acho bem interessante esses livros que abordam história real com ficção que faz o aprendizado ser mais divertido.

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia!
    Parece ser interessante!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Eu até gosto de livros desse gênero, mas no momento não estou com paciência para ler.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sarah!
    É, até parece ser um livro que eu gostaria de ler, mas não agora. Não é uma temática que está me atraindo no momento.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Oi Sarah!
    É, até parece ser um livro que eu gostaria de ler, mas não agora. Não é uma temática que está me atraindo no momento.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Parece um bom livro, eu gosto de livros assim que misturam realidade e ficção, parece me muito bom!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)