Resenhando: Meu Conselheiro de Luz

Rafaela descobriu o verdadeiro significado do amor. Sim, ela já havia se apaixonado algumas vezes e namorado alguns garotos da escola... Nenhum deles, porém, é como Leonardo, um rapaz naturalmente bom. Na verdade, um anjo. Não um anjo mítico, desses de histórias fantásticas, pois não possui asas, nem auréola. Mas ele brilha e emana uma luz calma impressionante, trazendo a ela um fio vibrante de esperança. Tudo seria perfeito, se ele não fosse um espírito. E ela também. No entanto, o fato de ela ser um mero fantasma vagando pela Terra e ele um poderoso Conselheiro de Luz não a impede de fazer de tudo para conquistá-lo. Ela cogita até mesmo ajudar sua pior inimiga, a garota que sempre fez questão de humilhar. Na verdade, esta é a condição para que Rafaela alcance o céu... E Leonardo. O problema é que ela não sabia que isso poderia ser tão difícil: para chegar ao céu, não basta querer. A garota terá de se libertar do orgulho e da raiva... E utilizar-se de sentimentos como o amor e o perdão.

Rafaela Sato, resumindo, é uma garota de quase dezoito anos completamente IRRITANTE. Arrogante, pretensiosa, bully, egocêntrica e mau-agradecida. Até o dia em que encarou aquilo que é a única certeza que temos e a única coisa que não podemos vencer: a morte.

'' Eu não era apenas a garota mais popular da escola, não era apenas a mais invejada. Era também a que tinha melhores roupas e lançava moda apenas em pentear meus cabelos de modo diferente em alguma manhã específica. Eu era a garota mais cobiçada entre os rapazes e, além de tudo isso, conseguia me dar bem em todas as disciplinas escolares, Eu não tinha motivo algum para reclamar da minha vida, mas mesmo assim uma simples unha quebrada parecia ser o fim do mundo. ''


Lidar com a morte foi uma coisa bem difícil para ela do começo até a metade do livro e eu me via prerguntaando a mim mesma se ela teria sua redenção. Aos poucos Rafaela foi deixando de ser a garota mimada que era, grande parte disso devido a presença de Leonardo na sua vida. Essa evolução da personagem ao decorrer da história foi uma das coisas que achei mais bonitas de se presenciar, mostrando que sim, as pessoas podem mudar para melhor;

Uma coisa que vale ressaltar é a maneira com que Mila escreve os diálogos entre os personagens e os conflitos internos de Rafaela, a duvida entre o bem e o mal, a angústia do amor (que ela acredita não ser correspondido). Tudo se encaixa de uma maneira que todos podemos encontrar nem que seja uma pequena parte de nossas vidas na história.

'' Era a primeira vez que nós compartilhavamos momentos de distração e intimidade. Falando sério, qual era a probabilidade de eu ter um momento assim com ela quando estava viva? Nunca. Por isso, foi naquele exato momento que percebi o quando ela era uma pessoa legal. Era realmente um absurdo deixar alguém com a personalidade e as habilidades que ela possuía ficar tão triste e abatida. ''

E como não amar o relacionamento de Rafaela com Carla? Ver o ódio se dissipando aos poucos e a amizade entre as duas crescendo a cada dificuldade que enfrentavam foi fantástico. Melhor ainda foi o desapego que Rafa teve em relação ao seu ex-namorado e o incentivo que ela deu para que Carla lutasse pelo amor dele. Não há quem não aceite que com as dificuldades enfrentadas, a amizade de Carla e a presença de Leonardo na sua vida, Rafaela se tornou sim, uma pessoa melhor.

Narrada por Rafaela, a leitura de Meu Conselheiro de Luz é fácil, rápida e emocionante. Não se assuste se você derramar algumas lágrimas no meio do caminho. Não encontrei erros significativos e só tenho elogios à escrita da Mila, que conseguiu me conquistar com esse livro ótimo. Não tem como não indicar.

O final é coisa mais linda e fofa desse mundo, mas não vou contar para não estagar a surpresa. Quem ainda não leu não faz ideia do livro maravilhoso que está perdendo.


6 comentários:

  1. Ai, Letícia, que lindo! Adorei a resenha, e fico muito contente que o livro tenha conseguido te tocar!

    Um grande beijo, obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Awn, preciso ler livros desse tipo. Adoro me emocionar com eles!

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer esse livro!
    Não tinha visto resenha ianda!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei sua resenha, quero muito ler, vou por aqui na minha lista, já que ela está ficando magra mesmo, adoro esse tipo de história!

    ResponderExcluir
  5. Não leio mais livros desse tipo,
    parei de lê-los a bastante tempo, não faz mais meu estilo de leitura, talvez tenha cansado de ler as mesmas coisas com personagens diferentes. Mas a resenha ficou muito bacana.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu tenho uma leve curiosidade sobre ler esse livro.
    Ele não parece ser um livro que eu irei amar ou favoritar. Indica apenas uma boa leitura. Mesmo acreditando que poderia gostar, ainda fico receoso, devido à premissa que não me atrai.
    Enfim, caso tenha oportunidade, lerei para ter uma opinião.
    Gostei de saber o que você achou e que bom que gostou. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)