Resenhando: Extraordinário


Livro: Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
(virou moda abreviar o nome assim? Tipo J. K. Rowling, E. L. James, J. R. Ward etc)
Editora: Intrínseca
Avaliação: 4 estrelas 
(me chamem de sem coração, HAHA)
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


Tenho certeza que a mensagem do livro é linda, ele não forçou em nenhum momento algo apelativo, o modo e os recursos literários utilizados pela autora são realmente muito interessantes (algo que eu descreverei lá embaixo), porém deixo logo meu mas, faltou algo. 

A mensagem do livro é clara e simples, isso você pode detectar na sinopse e ele nenhum momento te leva para outra direção a não ser o preconceito e discriminação da ditadura da beleza, de tal forma exagerada que prejudica até uma criança, em sua inocência, apenas porque esta é, - utilizando as palavras do próprio livro - "deformada". Isso te faz refletir o quanto você não já olhou para alguém feio e julgou, o quanto você não já viu alguém com alguma síndrome ou doença que deixa sequelas e não quis tocar nem chegar perto, o quanto você julga. Digo isso porque eu já pensei em alguns momentos algo do tipo, não que me orgulhe disso, mas todo mundo pensa e é justamente o que August diz em uma passagem muito interessante do livro:

(...) E, depois dos primeiros dias, notei que eu tinha virado notícia, porque de vez em quando via uma criança cutucando o braço de um amigo enquanto passavam por mim, ou cochichando por trás da mão quando eu cruzava com elas. Posso imaginar o que diziam ao meu respeito. (...)
Não que elas fizessem por maldade. (...) A verdade é que, se de repente um Wookiee começasse a frequentar a escola, eu também ficaria curioso e provavelmente olharia um pouco para ele! E, se eu estivesse andando com o Jack ou com a Summer, talvez cochichasse: "Olhe ali o Wookiee."
Então digamos que esse é um livro que nos faz enxergar as coisas de outra forma, mostrar como é a visão da criança em si e de outras pessoas próximas. Outro ponto positivo foi justamente este, a autora narrou a história em várias versões, temos não só a visão de August (que narra a maior parte), como também a de sua irmã, de seus amigos, do namorado da irmã e de uma amiga dela. Isso enriquece muito o texto, de uma forma especial, porque podemos ver o quanto o amor e a amizade podem lutar e sofrer e ter seus momentos de fraqueza, como é a reação de quando alguém conhece Auggie, dentre outros. 

Neste aspecto, devo frisar que é notável a mudança de personalidades entre um narrador e outro, a autora não esconde aspectos um tanto desagradáveis e até faz questão de mostrá-los, o que foi algo muito positivo.  Por exemplo, na parte narrada por Justin, a autora usa um recurso mais pontuado e sem letras maiúsculas dando a entender uma mente mais bagunçada, que combinou muito com a pessoa a que se referiu. 

Depois de tantos elogios, você poderia me perguntar: 
- Então, o que faltou? 
Eu diria que faltou uma parte narrada por quem não gosta, por quem sente o preconceito, então o livro seria mais completo no meu entender, ou simplesmente uma atenção maior não só ao Julian, como aos seus pais, que são mentes um pouco doentias. 

O final do livro foi muito bom, passou a mensagem certa, simples e tocante, porém não me fez chegar aquele ponto do choro ou algo do tipo, foi bastante enriquecedor e eu recomendo sim. Só acho que vocês devem fazer uma leitura bastante consciente, para evitar o "foi só isso?" igual ao que me aconteceu, isso se chama excesso de expectativa. 

E ficar lá era horrível no começo. Cada aula nova era uma nova oportunidade de as crianças "não olharem" para mim. Elas me espiavam por trás dos cadernos quando eu não estava olhando. Evitavam esbarrar em mim a qualquer custo, dando a volta e pegando o caminho mais longo, como se eu tivesse algum tipo de germe que elas pudessem pegar; como se meu rosto fosse contagioso.

Antes de acabar, queria dizer que achei fantástica as referências a livros atuais e outros mais clássicos, como Guerra e Paz, Diário de um banana (que bom que eu já tinha lido o que ele comentou), o Hobbit, Nárnia etc.

Terminei de ler Guerra e Paz em outubro. É maravilhoso. As pessoas acham que é uma leitura difícil, mas é só um enorme romance, repleto de personagens que se apaixonam, brigam por amor, morrem por amor. Quero me apaixonar desse jeito um dia. 


Abro um espaço para dizer que Auggie é, realmente, Extraordinário, sensível, inteligente e uma pessoa muito boa, engraçada e legal.

Beijos,


3 comentários:

  1. Eu sou suspeita para falar, porque nesse ano, esse foi o melhor livro que eu li, não chorei com ele, porque eu nunca choro com livros e filmes, o mais perto que cheguei de chorar foi com "A lista Negra" mas Extraordinário em minha opinião é perfeito, mas geralmente isso acontece com livros polêmicos e muito falados, as vezes toca demais alguns e outros não, eu por exemplo achei "A culpa é das estrelas" forçado e com muitos buracos, enquanto a maioria das pessoas se afogaram em lágrimas ao ler, mas sua resenha ficou ótima, eu adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, comigo foi ao contrário achei Extraordinário lindo, mas prefiro ACEDE. Eu raramente choro também, mas quando isso acontece é porque o livro realmente me tocou profundamente.
      Beijos, obrigada ;)

      Excluir
  2. adorei a resenha e achei super interessante e acho q todo mundo deveria ler.. comprarei ele..adorei msmo
    bju

    http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)