Resenhando... Memórias de uma gueixa

Título: Memórias de uma gueixa
Autor: Arthur Golden
Editora: Imago
Avaliação: 5 estrelas

Acabei de terminar Memórias de uma gueixa e, acredite, o livro é perfeito. Mas isso não me impede de estar revoltadíssima! Como pode? Não vou dizer o motivo da minha revolta, acho que quem já leu vai entender e quem não leu... leia e entenderá! Fui totalmente enganada...
O livro começa contando sobre a infância de Nitta Sayuri, uma gueixa famosa no distrito de Gion, Japão. Sayuri, antes conhecida como Chiyo, seu nome "verdadeiro", morava em uma pequena vila de pescadores, com a doença de sua mãe, Chiyo e sua irmã Satsu são vendidas para o Sr. Tanaka que as vende separadamente, Chiyo vai morar em um okiya (lugar onde as gueixas moram) e ela não sabe onde está Satsu. A trama se passa principalmente nas décadas de 30 e 40, inclusive durante o período da Segunda Guerra, onde Sayuri, já sendo renomada gueixa, percebe o mundo se transformar em um caos ao seu redor. O livro traz toda a rica cultura japonesa e as reflexões de uma gueixa que, antes de tudo, é mulher. Conhece-se o íntimo de sua essência, aquilo que ela guarda atrás de toda a maquiagem e costumes. O livro nem parece ser escrito por um homem!
"É por isso que sonhos podem ser coisas tão perigosas: queimam como fogo, e às vezes nos consomem completamente". (p. 115)
Eu, que não sou muito boa conhecedora da cultura oriental, mergulhei numa fantástica narrativa onde observamos uma cultura linda e riquíssima. Me chamou atenção quando Sayuri reflete sobre o que as mulheres ocidentais pensam ao seu respeito por falta de conhecimento:
"Desde que me mudei para Nova Iorque entendi o que a palavra "gueixa" realmente significa para a maioria das mulheres ocidentais. [...] Quando ela fica sabendo que um dia fui uma gueixa em Kioto, dá uma espécie de sorriso, embora seus lábios não se ergam como deveriam. Ela não sabe o que dizer. Então o ônus da conversa recai sobre o homem ou a mulher que me apresentou a ela [...]. Naturalmente, a essa altura não faria muito sentido nem tentar, porque a mulher estará pensando: "Meu Deus... estou falando com uma prostituta...". Logo depois ela é salva pelo seu acompanhante, um homem rico trinta ou quarenta anos mais velho que ela. Bem, muitas vezes imagino por que ela não percebe quanto realmente temos em comum. Ela é uma mulher sustentada, você entende, e antigamente eu também fui." (P. 308)
Nem preciso dizer que adoro essa capa, né? Ela é demasiado expressiva e, se eu tivesse de imaginar Sayuri, seria exatamente assim. O estilo do livro não era exatamente o que mais me agradava, mas depois de terminado, mudei bastante esse conceito. Em suma, eu indico demais esse livro (vocês terão belas surpresas).


18 comentários:

  1. Tenho muita, muita, mita vontade de ler este livro. Já me foi super recomendado!

    Lar da Escriturária :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê mesmo, ele é muito bom, mesmo. A cultura japonesa é riquíssima, cheia de detalhes, você não vai se arrepender :)
      beijos

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Juliana! Já li Memórias de Uma Gueixa e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa :)
      Bem vinda ao blog, espero que goste do nosso espacinho :*

      Excluir
  3. Eu to doida para ler esse livro. A Submarino sempre tá com promoção dele, mas eu nunca tenho dinheiro pra comprar. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, separa a grana aí flor, porque vale a pena :)

      Excluir
  4. Eu já assisti ao filme anos atrás (e amei), portanto, não sei se um dia vou ler o livro. Isso sempre acontece quando vejo um filme e muito tempo depois, descubro que existe livro rs Perco o interesse :x

    Bjs,
    Kel - www.itcultura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel, eu ainda não vi o filme, mas pretendo assisti-lo em breve.
      Beijos!

      Excluir
  5. Ainda não tive chance de ler esse livro, mas já assisti o filme e achei a história muito emocionante, sem falar que assim como você eu também acho a cultura japonesa muito fascinante, aliás eu acho que todas as culturas diferentes da nossa são fascinantes. Um dia eu ainda vou ler esse livro.
    Boa resenha.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rodrigo, eu também adoro descobrir mais sobre outras culturas. Engraçado como somos tão diferentes e tão iguais ao resto do mundo :)
      bjs

      Excluir
  6. eu li o livro e amei.Achei a adaptação do filme muito fiel, e pouca coisa mesmo que mudaram,mesmo assim a essência do livro foi passada.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacque! Eu tô com vontade de assistir o filme para comparar também, mas acho que no livro a gente fica mais por dentro dos sentimentos da personagem, o que, às vezes, não fica tão claro em filmes. Bjs!

      Excluir
  7. Eu sempre coloco este livro no carrinho do submarino, mas sempre acabo retirando, mas lendo sua resenha me pareceu interessante a história, talvez eu compre e leia em breve!!
    Beijos, Camila - Emoções em Páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois compra Camila, ele é ótimo! Acho que você não vai se arrepender, beijos.

      Excluir
    2. Sim, sim, acho que comprarei mesmo ^^

      Excluir
  8. Eu acho a capa desse livro linda, sempre tive vontade de ler. Depois da sua resenha fiquei ainda mais curiosa.

    Beijos :)
    ummundodecomentarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro a capa também, super fofa *-*
      obrigada Raquel, beijos!

      Excluir
  9. Eu já li esse livro , concordo de você quando você deu 5 estrelas pra ele. eu queria ter esse livro, mas minha lista ta muito grande, e como eu já li não tenho vontade de comprar!!

    @blogexlibris

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, responderemos sempre :)